Cuidados e Manutenção do Gesso: Como Manter Suas Instalações Sempre Bonitas
O gesso é um material muito versátil, o que torna qualquer ambiente mais bonito e sofisticado, seja nas sancas, molduras ou revestimentos. No entanto, é preciso se certificar que ele permaneça bonito e bem preservado por mais tempo.
Para isso, prestando atenção a alguns cuidados simples que publicarei neste artigo. Daremos dicas práticas sobre como cuidar do seu gesso para que você não encontre problemas no futuro.
Por que o gesso precisa de tratamento especial?
Devido à sua natureza mais delicada e porosa, este é um material que é sensível à umidade, impactos e sujeira. Quando bem cuidado, o gesso pode durar muito tempo, mas você precisa cuidar de alguns atributos para que ele não se deteriore rapidamente.
- Proteja o Gesso da Umidade
O inimigo número um do gesso é a umidade. Ele pode manchar, rachar e deteriorar se entrar em contato com água ou locais úmidos. Para evitar isso, siga estas sugestões:
Tente evitar espaços excessivamente úmidos. Certifique-se de que o ambiente onde o gesso está colocado, como banheiro e cozinha, tenha ventilação adequada. Ligue os exaustores e os aparelhos de ar-condicionado e, se possível, coloque um desumidificador.
Impeça a passagem da água. Ao instalar o gesso, solicite ao profissional a aplicação de um produto impermeabilizante, principalmente nas áreas que apresentam umidade.
Corrija pequenos vazamentos o mais raído possível. Caso note vazamentos ao redor do gesso, trate essa questão assim que puder ou do contrário o estrago pode ser mais sério lá na frente.
- Remover sujeira: Menos é Mais
Para que o gesso permaneça limpo é sempre importante, mas não se trata de limpeza em excesso. Fique longe de produtos químicos agressivos ou métodos que possam marcar a superfície.
Use um pano seco ou um pouco umedecido. A peça de microfibra é ideal para a remoção do pó sem arranhar o gesso.
Remova a sujeira de modo sutil. Cuidado com forsação e lavagens mais rijidas. O gesso é frágil, então é melhor não forçar muito para evitar arranhões ou lascas.
Proibido produtos abrasivos. Jamais aplique cloro ou ácidos, pois irão manchar ou destruir o gesso.
- Banir Manchas e Proteger de Impactos
Para aliviar os impactos que podem danificar o gesso, prezar por cuidados adicionais é a solução principal. Por isso, tenha cuidado na hora de reorganizar os armários e sofás para que eles não raspem as sancas ou rodapés.
Não sobrecarregue o gesso com decoração pesadas. Ao pendurar lustres ou outros itens, certifique-se de que o gesso consegue suportar o peso sem risco de danos.
Pinte quando necessário. Renovar a pintura é algo benéfico quando o gesso mostra sinais de envelhecimento ou manchas, isso ajuda protegê a superfície e renova o visual.
- Faça Cortes Imediatamente
Assim que o gesso parecer pequenas rachaduras, fissuras ou que quebrou. Faça o reparo quanto antes.
Faça esse processo com gesso especifico para gesso. Produtos como esses estão em lojas de construção próximas a você ou fábricas de gesso, o qual recomendo.
Lixe e nivele. Agora lixe o gesso na superfície para que ela fique nivelada.
Chame um especialista quando necessário. Por outro lado, lidar com danos mais difíceis de lidar, áreas intrincadas ou algo do tipo, é melhor prucrar por um profissinal da área, para que os resultados sejam garantidos.
- Manutenção Periódica. A Chave para Resultados Mais Duradouros.
Ajustes consistentes garantem maior durabilidade para o gesso. É simples e faz um grande impacto!
Verificação anual. Tire algum tempo de sua agenda ocupada e dedique uma vez por ano ao gesso. Verifique se há fissuras, manchas ou áreas que precisam ser descascadas.
Reforce a pintura. Dar uma nova demão de tinta de tempos em tempos preservará o gesso e dará uma aparência renovada.
Conclusão
Ao executar essas atitudes básicas e de forma regular, o seu gesso vai durar muito mais, sem deixar de embelezar o local. Limite a exposição do gesso à umidade, utilize produtos de limpeza suaves e conserte os problemas que surgirem. Não se esqueça: a manutenção preventiva é sempre mais simples e econômica que reparar grandes estragos mais tarde.
Depois de saber como cuidar do seu gesso, que tal começar a fazer uso dessas dicas? Certamente, isso fará com que o ambiente se mantenha em ótimas condições, que em consequência mostra o cuidado que cada pessoa tem com todos os aspectos da casa ou escritório.
Comentários
Postar um comentário